Quem consome produtos lácteos tem menos riscos de morrer do que os que não consomem

Closeup portrait of a healthy retired woman drinking glass of milk against clear sky

Os laticínios merecem respeito por muito mais do que apenas o cálcio, a vitamina D e a proteína que contêm.

Em recente pesquisa apresentada no congresso anual da Sociedade Europeia de Cardiologia, cientistas mostraram que o consumo de produtos lácteos é bom para o coração. Pesquisadores do Departamento de Hipertensão da Universidade de Medicina de Lodz, na Polônia, analisaram dados de mais de 24 mil adultos dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Liderados por Maciej Banach, eles determinaram que o consumo de todos os produtos lácteos estava associado a um risco de mortalidade 2% do que os indivíduos que não consumiam laticínios. Analisando especificamente os produtos lácteos, os indivíduos que consumiram queijos tiveram um risco 8% menor de mortalidade.

O risco de mortalidade cerebrovascular foi 4% menor com o consumo total de laticínios e 7% menor com o consumo de leite.

Além disso, uma análise de 29 estudos publicados em 2017 não encontrou associação entre o consumo de produtos lácteos e qualquer doença cardiovascular ou mortalidade por todas as causas.

Segundo Banach, “à luz dos efeitos protetores dos produtos lácteos, as autoridades de saúde pública devem rever as diretrizes sobre o consumo de laticínios”.

Mais conteúdos para você