Milhares de trabalhos de pesquisa já evidenciaram os benefícios do consumo de lácteos sobre a saúde oral, especialmente no que se refere à prevenção de cáries.
Mas, um estudo realizado no Japão e publicado no Journal of Periodontology mostrou que o consumo regular de leite e derivados ajuda também a promover a saúde periodontal.
O estudo analisou a saúde periodontal de 942 pessoas e determinou que aquelas que consumiam regularmente produtos como leite, queijo e iogurte apresentavam incidência mais baixa de doença gengival.Os pesquisadores avaliaram os participantes do estudo, que tinham idades entre 40 e 79 anos, analisando dois parâmetros periodontais: a profundidade da bolsa periodontal (BP) e a perda clínica de inserção (PCI). Eles observaram que as pessoas que consumiam 55g ou mais de produtos contendo ácido lático, todos os dias, apresentavam prevalência significativamente mais baixa de BP profunda e PCI severa, assim demonstrando uma incidência mais baixa de doença periodontal.
“A pesquisa sugere que a doença periodontal pode afetar a saúde sistêmica geral”, diz o autor do estudo, dr. Yoshiro Shimazaki, da Universidade de Kyushu, Fukuoka, Japão. “Este estudo reforça aquilo que a maioria das pessoas já sabe – a importância do leite e seus derivados para ajudar a alcançar um estilo de vida saudável, o que inclui uma boca saudável”.
“Milhões de adultos já sofrem de doença periodontal”, diz dr. Susan Karabin, presidente da American Academy of Periodontology. “Por meio do consumo diário de laticínios, como leite e queijo, algo que muitas pessoas podem fazer todos os dias, o risco de desenvolver doença (gengival) pode diminuir”.
Fonte:
Intake of Dairy Products and Periodontal Disease: The Hisayama Study
Journal of Periodontology, Vol. 79, No. 1, Pages 131-137 , DOI 10.1902/jop.2008.070202