Nossas ações

Farta, gratuita e estratégica!

Com ação inédita de distribuição de leite nos eventos Megaleite (Belo Horizonte/MG) e Agroleite (Castro/PR), o movimento #BEBAMAISLEITE cumpriu os propósitos de comunicar os benefícios associados aos alimentos lácteos e valorizar a cadeia que os produz.

Servido em copos ou em embalagens industriais, o leite geladinho e distribuído gratuitamente representou uma experiência saudável e saborosa aos visitantes das duas maiores feiras nacionais da pecuária leiteira: a Megaleite, realizada em Belo Horizonte/MG, e o Agroleite, em Castro/PR.

Realizadas em parceria com os organizadores dos eventos – Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e Cooperativa Castrolanda, respectivamente –, as ações conscientizaram o consumidor sobre os benefícios nutricionais associados ao leite e tornaram as feiras ainda mais dinâmicas e interativas.

 

“A Megaleite e o Agroleite, por serem eventos de grande importância para o setor pecuário, são excelentes oportunidades para promovermos a agenda positiva do leite. Nossa parceria com os organizadores permitirá que mais pessoas conheçam a qualidade desse alimento essencial e tomem decisões de consumo mais conscientes”, afirmou Ana Paula Menegatti, cofundadora do #BEBAMAISLEITE.

MEGALEITE 2024

Na 19ª edição, realizada entre 11 e 15 de junho, a feira reuniu 1500 animais de 160 expositores das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Guzerá, Guzolando, Jersey, Simental e Búfalos. Para o jurado Celso Menezes, um dos responsáveis pela escolha das grandes campeãs e campeões da feira, a Megaleite retratou a grande evolução da raça Girolando nos últimos anos: “O gado Girolando alcançou alto nível de qualidade genética e está contribuindo para tornar o Brasil mais competitivo no mercado de leite. Tivemos aqui vacas produzindo mais de 100 kg/leite/dia. Com todos os recordes e qualidade dos animais, a Megaleite deixa um recado ao mundo: temos recursos naturais e genéticos que permitirão ao Brasil alcançar a liderança na produção mundial de leite”, destacou.

O evento registrou dois recordes de produção de leite no Torneio Leiteiro da raça Girolando. A vaca Fanny FIV Kingboy 131 FGS Sapucaia, de propriedade do expositor Fernando Gonçalves dos Santos, bateu o recorde que vinha desde 2015: ela produziu 306,960 kg/leite, com média de 102,320 kg/leite. Já a vaca jovem Tradição FIV Elixir Santa Luzia, de propriedade do expositor José Freire Neto, produziu 268,670 kg/leite, com média de 89,557 kg/leite, superando o recorde mantido desde a Megaleite de 2019.

Com cerca de 100 empresas expositoras de vários segmentos da economia e a realização de oito shoppings de animais e leilões, a Megaleite movimentou o valor estimada de R$ 245 milhões. Passaram pelo parque cerca de 80 mil pessoas, incluindo comitivas de países como Índia, Colômbia, México, Equador, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Bolívia e Venezuela. “A Megaleite 2024 foi mais MEGA do que nunca. Recorde de público, de expositores, de negócios, de satisfação e de produtividade no torneio leiteiro, com a grande campeã 5/8 que chancelou a evolução da raça. Que venha a Megaleite 2025”, concluiu Domício Arruda, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

Encerrada a 19ª edição, os organizadores já anunciaram a data do evento em 2025: 17 a 21 de junho, no mesmo Parque da Gameleira, na capital mineira. A expectativa é ampliar o apoio às principais raças bovinas leiteiras do Brasil, por meio de leilões, shoppings de animais, cursos, palestras e competições, além de atrações diversas para o público não inserido nos elos da cadeia produtiva do leite.

 

AGROLEITE 2024

Sob o tema “Horizontes em Sintonia”, o Agroleite deste ano foi realizado pela Cooperativa Castrolanda entre os dias 06 a 09 de agosto, em Castro/PR. A organização do evento destacou que a pauta da comunicação reflete o momento desafiador que toda a cadeia do leite e o agronegócio estão passando, bem como a importância do Agroleite, para que juntos e em sintonia, produtores, empresas e cooperativa encontrem as soluções para enfrentar os desafios e vislumbrar horizontes promissores.

 

Na edição deste ano, o evento reuniu mais de 300 expositores, o que representou crescimento superior a 18% em relação à edição de 2023. “Nós reunimos tecnologia, inovação, informação e conhecimento, fatores que podem expandir nossos horizontes e criar um cenário de prosperidade para todos”, ressaltou o presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman, ao confirmar que o Agroleite conta com a participação dos diversos players que formam a cadeia em um mesmo local, sendo um polo de inspiração de boas práticas para a sustentabilidade econômica da pecuária leiteira.

A Campeã Suprema das Raças, melhor animal do Agroleite 2024, foi a vaca Nanda Celebrity Avistoso, do expositor Carlos Jacob Wallauer, de Salvador do Sul/RS. Com um currículo impressionante de conquistas, Nanda já havia sido premiada como Campeã Vaca Adulta e Melhor Úbere na Expointer 2021, Campeã Vaca Longeva e Melhor Úbere na Fenasul 2022, Reservada Grande Campeã Jersey em 2022, Reservada Vaca Longeva na Expoagro Cotricampo 2023 e Reservada Vaca Longeva na Fenasul 2023.

Os juízes oficiais da competição destacaram a qualidade e a beleza da vaca Jersey que, após seis partos, exibe um sistema de aprumos impecável. O juiz canadense, Pierre Boulet, elogiou a organização e a infraestrutura do Agroleite, afirmando que, no Canadá, não há exposições comparáveis e, ainda, que é admirável o quanto nossos produtores são apaixonados por o que fazem.

Outro destaque da edição foi a escolha da Vaca do Futuro, que premia o melhor animal jovem dentre as raças que participam do Agroleite. O título foi concedido à Klass Reino 3109, de propriedade da Agropecuária Salomons, a qual já havia se destacado nesta edição ao conquistar os tpitulos Campeã Bezerra Intermediária e Campeã Fêmea Jovem Holandesa Preta e Branca.

 

BONITO NA FOTO

A iniciativa positiva e inédita de distribuição de leite foi amplamente registrada! Seja expositor de animais, representante de empresa de insumo ou entusiasta do setor: todos tiraram fotos no interior da caixa que o #BEBAMAISLEITE preparou como cenário lúdico e divertido para os consumidores.

Orgulhosa da ação pioneira e bem sucedida nas maiores vitrines da pecuária leiteira nacional, a equipe do #BEBAMAISLEITE já vislumbra as próximas oportunidades de incentivar os consumidores a escolherem alimentos cujos benefícios são validados pela ciência e, sobretudo, de oferecer à população a qualidade nutricional e a segurança que só o leite tem.

 

Clique aqui e acesse a matéria publicada no site da Revista Leite Integral: https://www.revistaleiteintegral.com.br/noticia/farta-gratuita-e-estrategica

ALOMA EITERER LEÃO – Equipe Leite Integral

Compartilhe