Ossos fortes
Embora existam outras fontes naturais de cálcio, como as verduras verde-escuras, o leite é a mais importante, pois conta com a presença de caseinofosfopeptídeos, lactose e proteínas que facilitam a absorção do cálcio. Pesquisas indicam que até 75% do cálcio adicionado a bebidas, como o “leite de soja’, se perde, ficando aderido ao fundo das embalagens. Além do cálcio, o leite contém proteínas, fósforo e outros nutrientes que são essenciais para a saúde óssea, reduzindo o risco de fraturas e prevenindo o aparecimento de osteoporose. Mas, a prevenção deve começar cedo para se ter ossos fortes por toda a vida.
Dentes Saudáveis
Além do efeito do cálcio sobre a resistência dos dentes, pesquisadores da Dinamarca e Austrália mostraram que o leite de vaca ajuda a reduzir os efeitos das bactérias causadoras de cárie e doenças da gengiva. Essas bactérias formam a chamada placa bacteriana que, ao longo do tempo, é colonizada por espécies produtoras de ácido, como o Streptococcus mutans, que provocam cáries, especialmente quando a dieta é rica em açúcar.
Quando a placa atinge a gengiva, destrói os tecidos que dão sustentação aos dentes, além de aumentar o risco de vários tipos de câncer em todo o organismo. Ao menos duas proteínas presentes no leite de vaca – lactoferrina e osteopontina – são capazes de reduzir a formação das placas, agindo contra a colonização bacteriana. Para se ter uma ideia, uma bactéria comum da cavidade bucal produz 4 a 5 vezes mais cáries na presença de “leite” de soja, quando comparado ao de vaca. Os pesquisadores sugerem, inclusive, a adição desses componentes do leite às fórmulas de pastas dentais, visando melhor saúde oral.
Cabelos bonitos e saudáveis
Uma nutrição balanceada é essencial para manter a saúde e beleza dos cabelos, pele e unhas. O leite é uma das melhores fontes naturais de nutrientes essenciais relacionados com a aparência externa. Por exemplo, as proteínas, lipídeos, cálcio, vitaminas A e B6, biotina e potássio, presentes no leite, agem em conjunto para tornar os cabelos macios e brilhantes.
Melhor qualidade do sono
Esse benefício se deve à presença de vários componentes do leite que promovem o sono, incluindo vitamina B12, nucleosídeos e, o mais conhecido de todos, o triptofano. Esse aminoácido, não fabricado pelo corpo, modula a produção de serotonina, neurotransmissor que dá sensação de bem-estar. E a serotonina, por sua vez, é usada na produção de melatonina, o hormônio do sono. O triptofano está presente no leite, e daí vem aquele conselho antigo da vovó, de que você deveria tomar um copo de leite morno antes de ir para a cama.
Reduz os sintomas da TPM
Pesquisas recentes mostraram que uma dieta rica em cálcio pode diminuir pela metade os sintomas físicos e emocionais da TPM. A maior parte das mulheres, que consumiu 3 copos de leite por dia, durante os 3 meses do experimento, disseram que se sentiram menos irritadas, chorosas e deprimidas, além de sofrerem menos com as cólicas e inchaços.