O Diabetes Tipo 2 afeta, aproximadamente 26 milhões de pessoas nos Estados Unidos e 366 milhões de pessoas em todo o mundo, número que deve chegar a 552 milhões, em 2030.
O tratamento da doença e suas complicações, como doenças cardiovasculares, causam enormes impactos no sistema médico e econômico de todos os países. Por isso, a prevenção do Diabetes Tipo 2 se tornou uma prioridade dos programas de saúde pública.
Em função de seu alto conteúdo de cálcio, magnésio, vitamina D, proteínas do soro e ácidos graxos específicos, os lácteos têm sido apontados como promotores da redução do risco de Diabetes Tipo 2. Estudos prévios já haviam indicado que as proteínas do soro têm propriedades insulinotrópicas e de redução dos níveis de glicose.
Dentre os lácteos, o iogurte vem sendo relacionado com a redução da obesidade e alteração da microbiota intestinal, em função de seus probióticos.
Um novo estudo liderado por pesquisadores da Harvard School of Public Health (HSPH), Harvard University, nos EUA, avaliou a relação entre o consumo de lácteos e a redução no risco de Diabetes Tipo 2.
Tendo como base os dados de mais de 100.000 participantes da pesquisa , entre os anos de 1980 e 2010, os pesquisadores concluíram que o consumo diário de iogurte levou a uma redução de 18% no risco desse tipo de Diabetes.
Uma das hipóteses do líder do trabalho, o Professor de Nutrição e Epidemiologia Frank Hu, é que os probióticos presentes no iogurte podem ajudar a aumentar a sensibilidade à insulina e reduzir as inflamações. Segundo o pesquisador, essa hipótese ainda precisa ser testada em novos estudos.
Dentre os participantes, tanto homens quanto mulheres, aqueles que consumiam mais lácteos apresentaram ainda menor uso de fumo, e redução na incidência de hipertensão e de colesterol elevado. Por outro lado, praticaram mais atividades físicas e consumiram mais frutas e vegetais. Ou seja, em geral, o consumo regular de lácteos associou-se positivamente com hábitos saudáveis de vida.
Fontes:
Harvard: https://www.hsph.harvard.edu/news/hsph-in-the-news/yogurt-may-reduce-type-2-diabetes-risk/
BMC Medicine, 2014, 12:215