????Os lactobacilos probióticos estimulam macrófagos e células dendríticas a secretar citocinas e, assim, regular as respostas imunes do hospedeiro.
Esse foi o resultado encontrado por pesquisadores em um estudo publicado no Journal of Dairy Science.
Entendendo que o equilíbrio da produção de IL-10 e IL-12 (citocinas anti-inflamatórias) induzida por um probiótico é crucial para determinar a direção da resposta imune, examinaram a capacidade do Lactobacillus casei cepa Shirota (Lcs) de modificar a produção das citocinas e modular a resposta imunológica em indivíduos.
A partir disso, observaram que a produção de IL-10 e IL-12 foi maior após o tratamento com o probiótico e que determinados ligantes do lactobacillus foram responsáveis por diferentes níveis de resposta e conversão.
Logo, concluíram que essa cepa probiótica possui uma variedade de funções imunomoduladoras e é extremamente benéfica à saúde.
Fonte: Short communication: Probiotic induction of interleukin-10 and interleukin-12 production by macrophages is modulated by co-stimulation with microbial components. J. of. D. Science. Short Communication| v. 101, p. 2838-2841, April 01, 2018. DOI: https://doi.org/10.3168/jds.2017-13868