Hoje é sexta-feira!!! Uhuuuuuu!!!!
E sexta é dia de queijo!
Hoje, com a ajuda da Revista Adega, vamos ensinar a harmonização de um tipo de queijo duro muito apreciado no Brasil, o Grana Padano.
Os queijos duros são facilmente reconhecíveis e fazem parte do nosso dia-a-dia desde as primeiras macarronadas com queijo ralado. As cascas podem tanto ser lustrosas quanto ásperas, em função do tratamento dado durante o processo de prensagem. Com a maturação, os queijos adquirem sabores mais marcantes e complexos. A textura é geralmente granulada e pode dar uma sensação crocante, como de pequenos cristais (especialmente os de longa maturação).
Por terem sabores mais fortes e complexos os queijos duros combinam muito bem com os vinhos tintos encorpados. Nesses queijos, a acidez é atenuada pelo tempo, o que evita a disputa com os taninos dos tintos. Assim como presença do sal não é suficiente para o conflito. É preciso corpo para enfrentar a riqueza dos queijos duros. As opções se iniciam com os clássicos italianos, Chianti, Brunello, Barolo e Barbaresco e seguem pela França com os vinhos do Rhône e de Bordeaux.
Fonte: http://revistaadega.uol.com.br